segunda-feira, 4 de junho de 2012

Plano de Comunicação - 2º versão




Projeto de extensão da Universidade Católica de Brasília: Arte e Cultura

1-      Diagnóstico:

Não se sabe ao certo quando o Projeto de Arte e Cultura (PAC) surgiu, mas há registros não oficiais desde 2003. Há registros documentados desde 2007. O PAC é localizado na sala 5A bloco L – Campus I da Universidade Católica de Brasília. O atual gestor Matheus Caetano está envolvido no projeto desde 2009. O PAC surgiu através de três projetos, Arte no Campus, Coral e Teatro Universitário. Em meados de 2007 e 2008 os três projetos se unificaram em um único projeto. De três gestores passou a ser apenas um. Nessa época o projeto fez convênio com a cooperativa cultura brasileira Ponto de Cultura que é uma organização sem fins lucrativos, porém patrocinada pelo Governo. Eles promovem ações para a sociedade em geral e não tem custo para o público. Nesse convênio com a Católica eles são responsáveis pelas oficinas.
Em 2011, surgiu a oportunidade de oferecer bolsas aos ingressos interessados em participar do projeto. A bolsa oferece descontos de até 60% na mensalidade. Porém, até os mesmos ingressos se formarem, não há mais vagas.
O PAC tem como filosofia gerencial mostrar que todo mundo é capaz de participar das oficinas, e com isso desenvolver habilidades antes não reconhecidas. O projeto é responsável por oferecer oficinas (teatro, edição de vídeo, artes plásticas, dança, violão) e coral para a comunidade interna e externa. Também gerencia os grupos institucionais, formados pelos bolsistas nas áreas de coral, teatro e dança. O PAC gerencia e divulga as apresentações dos grupos e das oficinas.
Quanto à divulgação, não há interesse em promover as oficinas para a comunidade externa, pois há uma lista de espera para participação com cerca de 80 inscritos. Nem promover inscrições para os grupos institucionais, pois o grupo só encerra por volta de 2015. Porém, o PAC tem interesse de divulgação das apresentações. A maior preocupação é a conquista de um público para estar presente durante as apresentações.

Cenário Interno
O projeto é composto pelo gestor Matheus Caetano, pela estagiária Letícia Gusmão, pela professora de Educação Física (responsável pela dança), pelo maestro (voluntário) e pela cooperativa Ponto de Cultura.
O PAC tem capacidade limitada de atender um número limitado nas oficinas por conta de falta de estrutura (salas) para oferecer os serviços.
Já foi realizada pesquisa de opinião para saber o grau de satisfação dos participantes das oficinas. O gestor do projeto avalia os resultados como positivos, pois os participantes reconhecem a importância do serviço tanto para a vida acadêmica quanto para o crescimento pessoal. Prova dessa constatação é a continuidade de muitos e a desistência de poucos.
Cenário Externo
O PAC, tanto nas oficinas quanto nos grupos institucionais possui participantes fiéis. Muitos participantes estão desde o início da gestão do Matheus acompanhando o projeto. Por conta disso, há uma lista de espera que a medida que surge uma desistência, a vaga é preenchida.
O objetivo do projeto é conquistar um público fiel para assistir e participar ativamente das apresentações, tanto dos grupos institucionais quanto das oficinas. A preocupação maior é formar uma reputação do projeto que ajude na presença do público nas apresentações.

Mapeamento dos cenários:
- Oficinas (teatro, edição de vídeo, artes plásticas, dança, violão) e coral. Grupos Institucionais e apresentações dos grupos e oficinas.
- Categoria: Artística
- Sazonalidade: O projeto não funciona em período de férias universitária. Há ausência dos participantes no final de cada semestre.
- Composição industrial / matérias primas: Material utilizado nas oficinas e nos grupos (cenários, telas, tintas, papel e partituras). Alguns matérias mais básicos são oferecidos pelo próprio projeto. Outros materiais, de uso mais pessoal, devem ser fornecidos pelos próprios participantes.
- Características diferenciais: Serviço gratuito sem fins lucrativos.

Forças e fraquezas
Forças
Fraquezas
Continuidade dos alunos durante o período da graduação.
Falta de estrutura dentro da universidade que limita o crescimento do projeto e o oferecimento de mais vagas.
Priorização da arte brasileira e da realidade regional.
Não trabalha a arte de outros países, nem outras realidades.
Localizada dentro da Universidade Católica de Brasília.
Não há concorrência direta dentro da universidade.
Apresentações constantes dos participantes dos grupos e oficinas.
Falta de público fixo para assistir as apresentações.

2-      Estratégia:
O objetivo do projeto, no momento, é formar um público fixo para as apresentações e criar uma reputação positiva do PAC. Para atingir tal objetivo é necessário reforçar a divulgação externa e interna através de release e panfletos. Tanto o material impresso, quanto o virtual deve ser trabalhado.
Quanto a divulgação virtual, espaços como site da universidade, graduação online e blog do projeto devem ser explorados. O blog deve ser mais divulgado também para se consolidar como mais um meio de divulgação.

3-      Plano de ação:
Como o projeto já tem um blog, o objetivo, no ambiente virtual, seria melhorar a página com a interação da mesma com as redes sociais (Twitter e Facebook). Ambos os perfis criados divulgarão o PAC, os serviços e até mesmo avisos, conquistando assim o público e refinando a relação com os participantes ativos. As páginas terão atualizações constantes.
Ações maiores e fora do mundo virtual também estão previstas. Uma proposta é a entrega de panfletos (número varia entre 1 a 5 mil exemplares), com a apresentação do projeto, incentivando assim o conhecimento por parte do público do blog e das redes sociais. Consequentemente, o público acompanharia as datas das apresentações e o surgimento de vagas nas oficinas.
Quanto aos pontos de entrega dos panfletos há a portaria dos blocos do Campus I, as direções dos cursos, o comercio interno e as salas de aulas. A entrega dos panfletos seria feita pelos colaboradores do projeto e voluntários.
1- Objetivo geral: Construir uma identidade para o teatro, dança e coral, e dessa maneira formar uma reputação para atrair público.

1.2- Objetivos específicos:
1.2.1- Dar nome aos grupos de teatro, dança e coral.
1.2.1- Divulgar as apresentações
1.2.3- Melhorar divulgação virtual

2 – Ações:
2.1 – Criar contas do Facebook e Twitter;
2.2- Criar outro panfleto com conteúdo mais aprimorado e fotos mais direcionadas;
2.2- Melhorar a página do projeto no site da UCB incluindo link do blog e redes sociais;
2.3- Criação de mailing list;
2.4- Criar modelo de release promovendo apresentações;
2.5- Divulgar apresentações com ações de guerrilha – por exemplo: coral divulgar apresentação cantando no horário do intervalo em locais movimentados, ou o pessoal do teatro com o figurino encenando um ato e divulgando a apresentação;

3. Atividades

3.1- Facebook e Twitter;
- Criação de contas
- Gestão de contúdo
-Publicação de fotos
-Criação de conta no Dropbox para Matheus enviar todas as fotos possíveis do projeto
-Responsável: Renata
-Deadline: 13 de abril

3.2- Panfleto
-Utilizar identidade visual feita pela Matriz – envio de arquivo aberto
-Utilizar fotos enviadas pelo Dropbox
-Conteúdo falando do projeto (oficinas) e divulgando as redes sociais e blog (estes serão atualizados constantemente com as datas das apresentações).
-Responsável: Jordana e Mayra
-Deadline: 15 de abril (primeira versão)

3.3- Página do projeto no site da UCB
- Verificar o acesso a essa página
-Acrescentar no texto os links do blog e redes sociais
-Inclusão de fotos
-Responsável: Mayra
-Deadline: 15 de abril

3.4- Mailing List
-Verificar contato de jornalistas das editorias de cultura dos jornais locais
-Criação de lista identificando o veículo com o nome e sobrenome do jornalista, e-mail e telefone
-Responsável: Samantha
-Deadline: 8 de abril

3.5- Release
-Escrever modelo de release que contenha informações básicas do PAC
- Responsável: Renata
-Deadline: 8 de abril

3.6 - Ações de Guerrilha
-Propor para gestor a ideia
-Deadline: 9 de abril
3.7- Contato com envolvidos
-Conversar com outros envolvidos para aprimorar as visões quanto ao projeto.

Produto
Preço estimado
Arte para panfleto, personalização de perfis das redes sociais e blog.
 R$0,00 – custeado pelo próprio grupo
Impressão de panfletos 1 mil  e 5 mil, respectivamente
Cerca de R$200 e R$350
Mão-de-obra para entrega de panfletos
R$0,00 - voluntariado
Release
R$0,00


4-      Protótipo de ação com linha criativa:
Com o início do ano e semestre, apresentações já estão previstas ao longo de 2012. Os produtos elaborados são o modelo de release para envio para a grande mídia e o panfleto que apresenta o projeto e os meios que o divulgam (blog e redes sociais).




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