Projeto
de extensão da Universidade Católica de Brasília: Arte e Cultura
1-
Diagnóstico:
Não se sabe ao certo quando o
Projeto de Arte e Cultura (PAC) surgiu, mas há registros não oficiais desde
2003. Há registros documentados desde 2007. O PAC é localizado na sala 5A bloco
L – Campus I da Universidade Católica de Brasília. O atual gestor Matheus Caetano
está envolvido no projeto desde 2009. O PAC surgiu através de três projetos,
Arte no Campus, Coral e Teatro Universitário. Em meados de 2007 e 2008 os três
projetos se unificaram em um único projeto. De três gestores passou a ser apenas
um. Nessa época o projeto fez convênio com a cooperativa cultura brasileira Ponto
de Cultura que é uma organização sem fins lucrativos, porém patrocinada pelo
Governo. Eles promovem ações para a sociedade em geral e não tem custo para o
público. Nesse convênio com a Católica eles são responsáveis pelas oficinas.
Em 2011, surgiu a oportunidade de
oferecer bolsas aos ingressos interessados em participar do projeto. A bolsa
oferece descontos de até 60% na mensalidade. Porém, até os mesmos ingressos se
formarem, não há mais vagas.
O PAC tem como filosofia
gerencial mostrar que todo mundo é capaz de participar das oficinas, e com isso
desenvolver habilidades antes não reconhecidas. O projeto é responsável por oferecer
oficinas (teatro, edição de vídeo, artes plásticas, dança, violão) e coral para
a comunidade interna e externa. Também gerencia os grupos institucionais,
formados pelos bolsistas nas áreas de coral, teatro e dança. O PAC gerencia e
divulga as apresentações dos grupos e das oficinas.
Quanto à divulgação, não há
interesse em promover as oficinas para a comunidade externa, pois há uma lista
de espera para participação com cerca de 80 inscritos. Nem promover inscrições
para os grupos institucionais, pois o grupo só encerra por volta de 2015.
Porém, o PAC tem interesse de divulgação das apresentações. A maior preocupação
é a conquista de um público para estar presente durante as apresentações.
Cenário
Interno
O projeto é composto pelo gestor
Matheus Caetano, pela estagiária Letícia Gusmão, pela professora de Educação
Física (responsável pela dança), pelo maestro (voluntário) e pela cooperativa
Ponto de Cultura.
O
PAC tem capacidade limitada de atender um número limitado nas oficinas por
conta de falta de estrutura (salas) para oferecer os serviços.
Já
foi realizada pesquisa de opinião para saber o grau de satisfação dos
participantes das oficinas. O gestor do projeto avalia os resultados como
positivos, pois os participantes reconhecem a importância do serviço tanto para
a vida acadêmica quanto para o crescimento pessoal. Prova dessa constatação é a
continuidade de muitos e a desistência de poucos.
Cenário
Externo
O
PAC, tanto nas oficinas quanto nos grupos institucionais possui participantes
fiéis. Muitos participantes estão desde o início da gestão do Matheus
acompanhando o projeto. Por conta disso, há uma lista de espera que a medida
que surge uma desistência, a vaga é preenchida.
O
objetivo do projeto é conquistar um público fiel para assistir e participar
ativamente das apresentações, tanto dos grupos institucionais quanto das
oficinas. A preocupação maior é formar uma reputação do projeto que ajude na
presença do público nas apresentações.
Mapeamento
dos cenários:
- Oficinas (teatro,
edição de vídeo, artes plásticas, dança, violão) e coral. Grupos Institucionais
e apresentações dos grupos e oficinas.
- Categoria: Artística
- Sazonalidade: O
projeto não funciona em período de férias universitária. Há ausência dos
participantes no final de cada semestre.
- Composição industrial
/ matérias primas: Material utilizado nas oficinas e nos grupos (cenários,
telas, tintas, papel e partituras). Alguns matérias mais básicos são oferecidos
pelo próprio projeto. Outros materiais, de uso mais pessoal, devem ser
fornecidos pelos próprios participantes.
- Características
diferenciais: Serviço gratuito sem fins lucrativos.
Forças
e fraquezas
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Forças
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Fraquezas
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Continuidade dos alunos durante o período da graduação.
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Falta
de estrutura dentro da universidade que limita o crescimento do projeto e o
oferecimento de mais vagas.
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|
Priorização da arte brasileira e da realidade regional.
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Não
trabalha a arte de outros países, nem outras realidades.
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Localizada
dentro da Universidade Católica de Brasília.
|
Não
há concorrência direta dentro da universidade.
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Apresentações
constantes dos participantes dos grupos e oficinas.
|
Falta de público fixo
para assistir as apresentações.
|
2-
Estratégia:
O
objetivo do projeto, no momento, é formar um público fixo para as apresentações
e criar uma reputação positiva do PAC. Para atingir tal objetivo é necessário
reforçar a divulgação externa e interna através de release e panfletos. Tanto o
material impresso, quanto o virtual deve ser trabalhado.
Quanto
a divulgação virtual, espaços como site da universidade, graduação online e
blog do projeto devem ser explorados. O blog deve ser mais divulgado também
para se consolidar como mais um meio de divulgação.
3-
Plano
de ação:
Como
o projeto já tem um blog, o objetivo, no ambiente virtual, seria melhorar a página
com a interação da mesma com as redes sociais (Twitter e Facebook). Ambos os
perfis criados divulgarão o PAC, os serviços e até mesmo avisos, conquistando
assim o público e refinando a relação com os participantes ativos. As páginas
terão atualizações constantes.
Ações
maiores e fora do mundo virtual também estão previstas. Uma proposta é a
entrega de panfletos (número varia entre 1 a 5 mil exemplares), com a
apresentação do projeto, incentivando assim o conhecimento por parte do público
do blog e das redes sociais. Consequentemente, o público acompanharia as datas
das apresentações e o surgimento de vagas nas oficinas.
Quanto
aos pontos de entrega dos panfletos há a portaria dos blocos do Campus I, as
direções dos cursos, o comercio interno e as salas de aulas. A entrega dos
panfletos seria feita pelos colaboradores do projeto e voluntários.
1-
Objetivo geral: Construir uma identidade para o teatro,
dança e coral, e dessa maneira formar uma reputação para atrair público.
1.2- Objetivos
específicos:
1.2.1-
Dar nome aos grupos de teatro, dança e coral.
1.2.1-
Divulgar as apresentações
1.2.3-
Melhorar divulgação virtual
2 – Ações:
2.1
– Criar contas do Facebook e Twitter;
2.2-
Criar outro panfleto com conteúdo mais aprimorado e fotos mais direcionadas;
2.2-
Melhorar a página do projeto no site da UCB incluindo link do blog e redes
sociais;
2.3-
Criação de mailing list;
2.4-
Criar modelo de release promovendo apresentações;
2.5-
Divulgar apresentações com ações de guerrilha – por exemplo: coral divulgar
apresentação cantando no horário do intervalo em locais movimentados, ou o
pessoal do teatro com o figurino encenando um ato e divulgando a apresentação;
3. Atividades
3.1- Facebook e Twitter;
-
Criação de contas
-
Gestão de contúdo
-Publicação
de fotos
-Criação
de conta no Dropbox para Matheus enviar todas as fotos possíveis do projeto
-Responsável:
Renata
-Deadline:
13 de abril
3.2- Panfleto
-Utilizar
identidade visual feita pela Matriz – envio de arquivo aberto
-Utilizar
fotos enviadas pelo Dropbox
-Conteúdo
falando do projeto (oficinas) e divulgando as redes sociais e blog (estes serão
atualizados constantemente com as datas das apresentações).
-Responsável:
Jordana e Mayra
-Deadline:
15 de abril (primeira versão)
3.3- Página do projeto
no site da UCB
-
Verificar o acesso a essa página
-Acrescentar
no texto os links do blog e redes sociais
-Inclusão
de fotos
-Responsável:
Mayra
-Deadline:
15 de abril
3.4- Mailing List
-Verificar
contato de jornalistas das editorias de cultura dos jornais locais
-Criação
de lista identificando o veículo com o nome e sobrenome do jornalista, e-mail e
telefone
-Responsável:
Samantha
-Deadline:
8 de abril
3.5- Release
-Escrever
modelo de release que contenha informações básicas do PAC
-
Responsável: Renata
-Deadline:
8 de abril
3.6 - Ações de
Guerrilha
-Propor
para gestor a ideia
-Deadline:
9 de abril
3.7-
Contato com envolvidos
-Conversar
com outros envolvidos para aprimorar as visões quanto ao projeto.
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Produto
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Preço estimado
|
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Arte
para panfleto, personalização de perfis das redes sociais e blog.
|
R$0,00 – custeado pelo próprio grupo
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Impressão
de panfletos 1 mil e 5 mil,
respectivamente
|
Cerca
de R$200 e R$350
|
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Mão-de-obra
para entrega de panfletos
|
R$0,00
- voluntariado
|
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Release
|
R$0,00
|
4-
Protótipo
de ação com linha criativa:
Com
o início do ano e semestre, apresentações já estão previstas ao longo de 2012. Os
produtos elaborados são o modelo de release para envio para a grande mídia e o
panfleto que apresenta o projeto e os meios que o divulgam (blog e redes
sociais).
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