segunda-feira, 4 de junho de 2012

Plano de Comunicação - última versão


Projeto de extensão da Universidade Católica de Brasília: Arte e Cultura

1-      Diagnóstico:

Não se sabe ao certo quando o Projeto de Arte e Cultura (PAC) surgiu, mas há registros não oficiais desde 2003. Há registros documentados desde 2007. O PAC é localizado na sala 5A bloco L – Campus I da Universidade Católica de Brasília. O atual gestor Matheus Caetano está envolvido no projeto desde 2009. O PAC surgiu através de três projetos, Arte no Campus, Coral e Teatro Universitário. Em meados de 2007 e 2008 os três projetos se unificaram em um único projeto. De três gestores passou a ser apenas um. Nessa época o projeto fez convênio com a cooperativa cultura brasileira Ponto de Cultura que é uma organização sem fins lucrativos, porém patrocinada pelo Governo. Eles promovem ações para a sociedade em geral e não tem custo para o público. Nesse convênio com a Católica eles são responsáveis pelas oficinas.
Em 2011, surgiu a oportunidade de oferecer bolsas aos ingressos interessados em participar do projeto. A bolsa oferece descontos de até 60% na mensalidade. Porém, até os mesmos ingressos se formarem, não há mais vagas.
O PAC tem como filosofia gerencial mostrar que todo mundo é capaz de participar das oficinas, e com isso desenvolver habilidades antes não reconhecidas. O projeto é responsável por oferecer oficinas (teatro, edição de vídeo, artes plásticas, dança, violão) e coral para a comunidade interna e externa. Também gerencia os grupos institucionais, formados pelos bolsistas nas áreas de coral, teatro e dança. O PAC gerencia e divulga as apresentações dos grupos e das oficinas.
Quanto à divulgação, não há interesse em promover as oficinas para a comunidade externa, pois há uma lista de espera para participação com cerca de 80 inscritos. Nem promover inscrições para os grupos institucionais, pois o grupo só encerra por volta de 2015. Porém, o PAC tem interesse de divulgação das apresentações. A maior preocupação é a conquista de um público para estar presente durante as apresentações.

Cenário Interno
O projeto é composto pelo gestor Matheus Caetano, pela estagiária Letícia Gusmão, pela professora de Educação Física (responsável pela dança), pelo maestro (voluntário) e pela cooperativa Ponto de Cultura.
O PAC tem capacidade limitada de atender um número limitado nas oficinas por conta de falta de estrutura (salas) para oferecer os serviços.
Já foi realizada pesquisa de opinião para saber o grau de satisfação dos participantes das oficinas. O gestor do projeto avalia os resultados como positivos, pois os participantes reconhecem a importância do serviço tanto para a vida acadêmica quanto para o crescimento pessoal. Prova dessa constatação é a continuidade de muitos e a desistência de poucos.

Cenário Externo
O PAC, tanto nas oficinas quanto nos grupos institucionais possui participantes fiéis. Muitos participantes estão desde o início da gestão do Matheus acompanhando o projeto. Por conta disso, há uma lista de espera que a medida que surge uma desistência, a vaga é preenchida.
O objetivo do projeto é conquistar um público fiel para assistir e participar ativamente das apresentações, tanto dos grupos institucionais quanto das oficinas. A preocupação maior é formar uma reputação do projeto que ajude na presença do público nas apresentações.
Mapeamento dos cenários:
- Oficinas (teatro, edição de vídeo, artes plásticas, dança, violão) e coral. Grupos Institucionais e apresentações dos grupos e oficinas.
- Categoria: Artística
- Sazonalidade: O projeto não funciona em período de férias universitária. Há ausência dos participantes no final de cada semestre.
- Composição industrial / matérias primas: Material utilizado nas oficinas e nos grupos (cenários, telas, tintas, papel e partituras). Alguns matérias mais básicos são oferecidos pelo próprio projeto. Outros materiais, de uso mais pessoal, devem ser fornecidos pelos próprios participantes.
- Características diferenciais: Serviço gratuito sem fins lucrativos.

Forças e fraquezas
Forças
Fraquezas
Continuidade dos alunos durante o período da graduação.
Falta de estrutura dentro da universidade que limita o crescimento do projeto e o oferecimento de mais vagas.
Priorização da arte brasileira e da realidade regional.
Não trabalha a arte de outros países, nem outras realidades.
Localizada dentro da Universidade Católica de Brasília.
Não há concorrência direta dentro da universidade.
Apresentações constantes dos participantes dos grupos e oficinas.
Falta de público fixo para assistir as apresentações.

2-      Estratégia:
O objetivo do projeto, no momento, é formar um público fixo para as apresentações e criar uma reputação positiva do PAC. Para atingir tal objetivo é necessário reforçar a divulgação externa e interna através de release e panfletos. Tanto o material impresso, quanto o virtual deve ser trabalhado.
Quanto a divulgação virtual, espaços como site da universidade, graduação online e blog do projeto devem ser explorados. O blog deve ser mais divulgado também para se consolidar como mais um meio de divulgação.

3-      Plano de ação:
Como o projeto já tem um blog, o objetivo, no ambiente virtual, seria melhorar a página com a interação da mesma com as redes sociais (Twitter e Facebook). Ambos os perfis criados divulgarão o PAC, os serviços e até mesmo avisos, conquistando assim o público e refinando a relação com os participantes ativos. As páginas terão atualizações constantes.
Ações maiores e fora do mundo virtual também estão previstas. Uma proposta é a entrega de panfletos (número varia entre 1 a 5 mil exemplares), com a apresentação do projeto, incentivando assim o conhecimento por parte do público do blog e das redes sociais. Consequentemente, o público acompanharia as datas das apresentações e o surgimento de vagas nas oficinas.
Quanto aos pontos de entrega dos panfletos há a portaria dos blocos do Campus I, as direções dos cursos, o comercio interno e as salas de aulas. A entrega dos panfletos seria feita pelos colaboradores do projeto e voluntários.
1- Objetivo geral: Construir uma identidade para o teatro, dança e coral, e dessa maneira formar uma reputação para atrair público.

1.2- Objetivos específicos:
1.2.1- Dar nome aos grupos de teatro, dança e coral.
1.2.1- Divulgar as apresentações
1.2.3- Melhorar divulgação virtual

2 – Ações:
2.1 – Criar contas do Facebook e Twitter;
2.2- Criar outro panfleto com conteúdo mais aprimorado e fotos mais direcionadas;
2.2- Melhorar a página do projeto no site da UCB incluindo link do blog e redes sociais;
2.3- Criação de mailing list;
2.4- Criar modelo de release promovendo apresentações;
2.5- Divulgar apresentações com ações de guerrilha – por exemplo: coral divulgar apresentação cantando no horário do intervalo em locais movimentados, ou o pessoal do teatro com o figurino encenando um ato e divulgando a apresentação;

3. Atividades
3.1- Facebook e Twitter;
- Criação de contas
- Gestão de conteúdo
-Publicação de fotos
-Utilizar fotos da conta do PAC, já existente, do Picasa:
-Responsável: Renata
-Deadline: 13 de abril

3.2- Panfleto
-Utilizar identidade visual feita pela Matriz – envio de arquivo aberto
-Utilizar fotos do Picasa
-Conteúdo falando do projeto (oficinas) e divulgando as redes sociais e blog (estes serão atualizados constantemente com as datas das apresentações).
-Responsável: Jordana e Mayra
-Deadline: 28 de maio
3.4- Mailing List

-Verificar contato de jornalistas das editorias de cultura dos jornais locais
-Criação de lista identificando o veículo com o nome e sobrenome do jornalista, e-mail e telefone
-Responsável: Samantha
-Deadline: 26 de abril
3.5- Release
-Escrever modelo de release que contenha informações básicas do PAC
- Responsável: Renata
-Deadline: 23 de abril

3.6 - Ações de Guerrilha
-Propor para gestor a ideia
-Deadline: 9 de abril

3.7- Contato com envolvidos
-Conversar com outros envolvidos para aprimorar as visões quanto ao projeto.

3.8 – Criação de conta de e-mail
- Responsável: Renata
- Conta do Gmail para auxiliar na utilização das redes sociais.
3.9 – Blog

-Responsável: Mayra
-Criação de novo blog para sugestão de novo layout.

Produto
Preço estimado
Arte para panfleto, personalização de perfis das redes sociais e blog.
 R$0,00 – custeado pelo próprio grupo
Impressão de panfletos 1 mil  e 5 mil, respectivamente
Cerca de R$200 e R$350
Mão-de-obra para entrega de panfletos
R$0,00 - voluntariado
Release
R$0,00


4-      Relatório de Atividades

4.1- Release
Impresso:
“O Santo e a Porca” é encenada por grupo da Universidade Católica
A peça O Santo e a Porca de Ariano Suassuna será encenada pelo grupo Sifuxipá na Universidade Católica de Brasília. A obra, de gênero comédia, conta a história do casamento da filha de um avarento, conhecido por Euricão Árabe. Ele é devoto de Santo Antônio e esconde em sua casa uma porca cheia de dinheiro. Sob direção de Abder Paz O Santo e a Porca será trabalhada no primeiro momento como leitura dramática. Segundo o diretor da peça, a leitura dramática é uma proposta interna da oficina e faz parte do processo de aprendizagem, pois é uma oportunidade de interpretação, compreensão do espaço físico e relacionamento com o público. Nesse momento, os atores interpretam a peça, mas sem o uso de figurino e cenário.
No dia X de junho haverá leitura dramática. Já no dia X de julho estreia apresentação no auditório do bloco X, na Universidade Católica de Brasília. A peça fica em cartaz até o dia x de agosto.
O grupo de teatro faz parte do Programa de Arte e Cultura da Universidade Católica de Brasília. O programa utiliza a arte como instrumento de integração para atingir maior envolvimento social e participação ativa das comunidades interna e externa, o que estimula a conscientização e a mudança de comportamentos, contribuindo para melhoria da qualidade de vida da comunidade acadêmica.
Aos interessados, o programa da Universidade também oferece oficinas artísticas. As áreas de teatro, de artes plásticas, de áudio e vídeo, e de música são ministradas em caráter permanente e abertas a toda comunidade.
Para mais informações:
Responsável: Matheus Caetano
Contatos:(61) 3356-9083 / arteecultura@ucb.br / matheus@ucb.br
Localização: Universidade Católica de Brasília. Taguatinga, Pistão Sul, Bloco L, sala 5 A

Rádio:
A peça “O Santo e a Porca” é encenada por grupo da Universidade Católica

A peça O Santo e a Porca de Ariano Suassuna será encenada pelo grupo X na Universidade Católica de Brasília, em Taguatinga. Trata-se da história de casamento da filha do avarento Euricão Árabe. Ele é devoto de Santo Antônio e esconde em sua casa uma porca cheia de dinheiro. A estreia da apresentação está marcada para xx de julho, no auditório do bloco X, da Universidade Católica. A peça fica em cartaz até o dia x de agosto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3356-9083 ou pelo e-mail arteecultura@ucb.br

Outras informações:
O grupo de teatro faz parte do Programa de Arte e Cultura da Universidade Católica de Brasília. O programa utiliza-se da arte como instrumento de integração para atingir maior envolvimento social e participação ativa das comunidades interna e externa, o que estimula a conscientização e a mudança de comportamentos, contribuindo para melhoria da qualidade de vida da comunidade acadêmica.
Aos interessados, o programa da Universidade também oferece oficinas artísticas. As áreas de teatro, de artes plásticas, de áudio e vídeo, e de música são ministradas em caráter permanente e abertas a toda comunidade. Informaçoes: (61) 3356-9083 / arteecultura@ucb.br / matheus@ucb.br

4.2- Mailing List

Localidade
Veículo
Jornalista
Contato
Plano Piloto
Jornal Coletivo
Luciana Amaral
lcavalcante@jornaldacomunidade.com.br/ 3441-02-00
Samambaia
Tribuna de Samambaia
Elton Skartazini
skartazini@gmail.com/ 3359-31-52/3351-87-05/9908-49-63
Recanto das Emas
Correio Recanto
Osmildo Antônio Felício
agorarecanto@yahoo.com.br/ 3046-75-02/ 8437-03-76
Plano Piloto
Alô Brasília
Lívio Araújo
livio@alo.com.br/ 3335-92-00
Taguatinga
Jornal Satélite
Francisco Welton Ximenes Lima
weltonximenes@gmail.com/ 3351-21-21/8118-47-52
Vicente Pires
Tribuna Vip
Sabrina Carvalho Fontinele
fontinele.sabrina@gmail.com/ 3383-75-00/8636-91-62
Riacho fundo II
Folha do Riacho
Theófilo Silva
willtheofilosilva@gmail.com/ 3248-92-70/ 9968-36-21
Plano Piloto
Jornal Destak
Renata Meliga
renatameliga.destak@gmail.com/ 3328-54-28
Guará
Jornal do Guará
Rafael Souza
rafa.souza@terra.com/ 3383-72-77
Plano Piloto
Rádio JK fm
Márcio Fontinely
marciopautas@gmail.com/ 3451-37-00
Plano Piloto
Rádio Club fm
Eliton Lopes
3214-13-25/3214-10-32



4.3.- Panfleto





 4.4 – Redes Sociais

Facebook:
Pac UCB



Twitter:
@pacucb


4.5 – E-mail



4.6 – Blog




Nenhum comentário:

Postar um comentário