Projeto
de extensão da Universidade Católica de Brasília: Arte e Cultura
1-
Diagnóstico:
Não se sabe ao certo quando o
Projeto de Arte e Cultura (PAC) surgiu, mas há registros não oficiais desde
2003. Há registros documentados desde 2007. O PAC é localizado na sala 5A bloco
L – Campus I da Universidade Católica de Brasília. O atual gestor Matheus Caetano
está envolvido no projeto desde 2009. O PAC surgiu através de três projetos,
Arte no Campus, Coral e Teatro Universitário. Em meados de 2007 e 2008 os três
projetos se unificaram em um único projeto. De três gestores passou a ser apenas
um. Nessa época o projeto fez convênio com a cooperativa cultura brasileira Ponto
de Cultura que é uma organização sem fins lucrativos, porém patrocinada pelo
Governo. Eles promovem ações para a sociedade em geral e não tem custo para o
público. Nesse convênio com a Católica eles são responsáveis pelas oficinas.
Em 2011, surgiu a oportunidade de
oferecer bolsas aos ingressos interessados em participar do projeto. A bolsa
oferece descontos de até 60% na mensalidade. Porém, até os mesmos ingressos se
formarem, não há mais vagas.
O PAC tem como filosofia
gerencial mostrar que todo mundo é capaz de participar das oficinas, e com isso
desenvolver habilidades antes não reconhecidas. O projeto é responsável por oferecer
oficinas (teatro, edição de vídeo, artes plásticas, dança, violão) e coral para
a comunidade interna e externa. Também gerencia os grupos institucionais,
formados pelos bolsistas nas áreas de coral, teatro e dança. O PAC gerencia e
divulga as apresentações dos grupos e das oficinas.
Quanto à divulgação, não há
interesse em promover as oficinas para a comunidade externa, pois há uma lista
de espera para participação com cerca de 80 inscritos. Nem promover inscrições
para os grupos institucionais, pois o grupo só encerra por volta de 2015.
Porém, o PAC tem interesse de divulgação das apresentações. A maior preocupação
é a conquista de um público para estar presente durante as apresentações.
Cenário
Interno
O projeto é composto pelo gestor
Matheus Caetano, pela estagiária Letícia Gusmão, pela professora de Educação
Física (responsável pela dança), pelo maestro (voluntário) e pela cooperativa
Ponto de Cultura.
O
PAC tem capacidade limitada de atender um número limitado nas oficinas por
conta de falta de estrutura (salas) para oferecer os serviços.
Já
foi realizada pesquisa de opinião para saber o grau de satisfação dos
participantes das oficinas. O gestor do projeto avalia os resultados como
positivos, pois os participantes reconhecem a importância do serviço tanto para
a vida acadêmica quanto para o crescimento pessoal. Prova dessa constatação é a
continuidade de muitos e a desistência de poucos.
Cenário
Externo
O
PAC, tanto nas oficinas quanto nos grupos institucionais possui participantes
fiéis. Muitos participantes estão desde o início da gestão do Matheus
acompanhando o projeto. Por conta disso, há uma lista de espera que a medida
que surge uma desistência, a vaga é preenchida.
O
objetivo do projeto é conquistar um público fiel para assistir e participar
ativamente das apresentações, tanto dos grupos institucionais quanto das
oficinas. A preocupação maior é formar uma reputação do projeto que ajude na
presença do público nas apresentações.
Mapeamento
dos cenários:
- Oficinas (teatro,
edição de vídeo, artes plásticas, dança, violão) e coral. Grupos Institucionais
e apresentações dos grupos e oficinas.
- Categoria: Artística
- Sazonalidade: O
projeto não funciona em período de férias universitária. Há ausência dos
participantes no final de cada semestre.
- Composição industrial
/ matérias primas: Material utilizado nas oficinas e nos grupos (cenários,
telas, tintas, papel e partituras). Alguns matérias mais básicos são oferecidos
pelo próprio projeto. Outros materiais, de uso mais pessoal, devem ser
fornecidos pelos próprios participantes.
- Características
diferenciais: Serviço gratuito sem fins lucrativos.
Forças
e fraquezas
|
Forças
|
Fraquezas
|
|
Continuidade dos alunos durante o período da graduação.
|
Falta
de estrutura dentro da universidade que limita o crescimento do projeto e o
oferecimento de mais vagas.
|
|
Priorização da arte brasileira e da realidade regional.
|
Não
trabalha a arte de outros países, nem outras realidades.
|
|
Localizada
dentro da Universidade Católica de Brasília.
|
Não
há concorrência direta dentro da universidade.
|
|
Apresentações
constantes dos participantes dos grupos e oficinas.
|
Falta de público fixo
para assistir as apresentações.
|
2-
Estratégia:
O
objetivo do projeto, no momento, é formar um público fixo para as apresentações
e criar uma reputação positiva do PAC. Para atingir tal objetivo é necessário
reforçar a divulgação externa e interna através de release e panfletos. Tanto o
material impresso, quanto o virtual deve ser trabalhado.
Quanto
a divulgação virtual, espaços como site da universidade, graduação online e
blog do projeto devem ser explorados. O blog deve ser mais divulgado também
para se consolidar como mais um meio de divulgação.
3-
Plano
de ação:
Como
o projeto já tem um blog, o objetivo, no ambiente virtual, seria melhorar a página
com a interação da mesma com as redes sociais (Twitter e Facebook). Ambos os
perfis criados divulgarão o PAC, os serviços e até mesmo avisos, conquistando
assim o público e refinando a relação com os participantes ativos. As páginas
terão atualizações constantes.
Ações
maiores e fora do mundo virtual também estão previstas. Uma proposta é a
entrega de panfletos (número varia entre 1 a 5 mil exemplares), com a
apresentação do projeto, incentivando assim o conhecimento por parte do público
do blog e das redes sociais. Consequentemente, o público acompanharia as datas
das apresentações e o surgimento de vagas nas oficinas.
Quanto
aos pontos de entrega dos panfletos há a portaria dos blocos do Campus I, as direções
dos cursos, o comercio interno e as salas de aulas. A entrega dos panfletos
seria feita pelos colaboradores do projeto e voluntários.
1-
Objetivo geral: Construir uma identidade para o teatro,
dança e coral, e dessa maneira formar uma reputação para atrair público.
1.2- Objetivos
específicos:
1.2.1-
Dar nome aos grupos de teatro, dança e coral.
1.2.1-
Divulgar as apresentações
1.2.3-
Melhorar divulgação virtual
2 – Ações:
2.1
– Criar contas do Facebook e Twitter;
2.2-
Criar outro panfleto com conteúdo mais aprimorado e fotos mais direcionadas;
2.2-
Melhorar a página do projeto no site da UCB incluindo link do blog e redes
sociais;
2.3-
Criação de mailing list;
2.4-
Criar modelo de release promovendo apresentações;
2.5-
Divulgar apresentações com ações de guerrilha – por exemplo: coral divulgar
apresentação cantando no horário do intervalo em locais movimentados, ou o
pessoal do teatro com o figurino encenando um ato e divulgando a apresentação;
3. Atividades
3.1- Facebook e Twitter;
-
Criação de contas
-
Gestão de conteúdo
-Publicação
de fotos
-Utilizar
fotos da conta do PAC, já existente, do Picasa:
-Responsável:
Renata
-Deadline:
13 de abril
3.2- Panfleto
-Utilizar
identidade visual feita pela Matriz – envio de arquivo aberto
-Utilizar
fotos do Picasa
-Conteúdo
falando do projeto (oficinas) e divulgando as redes sociais e blog (estes serão
atualizados constantemente com as datas das apresentações).
-Responsável:
Jordana e Mayra
-Deadline:
28 de maio
3.4- Mailing List
-Verificar
contato de jornalistas das editorias de cultura dos jornais locais
-Criação
de lista identificando o veículo com o nome e sobrenome do jornalista, e-mail e
telefone
-Responsável:
Samantha
-Deadline:
26 de abril
3.5- Release
-Escrever
modelo de release que contenha informações básicas do PAC
-
Responsável: Renata
-Deadline:
23 de abril
3.6 - Ações de
Guerrilha
-Propor
para gestor a ideia
-Deadline:
9 de abril
3.7- Contato com
envolvidos
-Conversar
com outros envolvidos para aprimorar as visões quanto ao projeto.
3.8 – Criação de conta
de e-mail
-
Responsável: Renata
-
Conta do Gmail para auxiliar na utilização das redes sociais.
3.9 – Blog
-Responsável:
Mayra
-Criação
de novo blog para sugestão de novo layout.
|
Produto
|
Preço estimado
|
|
Arte
para panfleto, personalização de perfis das redes sociais e blog.
|
R$0,00 – custeado pelo próprio grupo
|
|
Impressão
de panfletos 1 mil e 5 mil,
respectivamente
|
Cerca
de R$200 e R$350
|
|
Mão-de-obra
para entrega de panfletos
|
R$0,00
- voluntariado
|
|
Release
|
R$0,00
|
4-
Relatório
de Atividades
4.1-
Release
Impresso:
“O
Santo e a Porca” é encenada por grupo da Universidade Católica
A peça O Santo e a Porca de Ariano Suassuna
será encenada pelo grupo Sifuxipá na Universidade Católica de Brasília. A obra,
de gênero comédia, conta a história do casamento da filha de um avarento, conhecido
por Euricão Árabe. Ele é devoto de Santo Antônio e esconde em sua casa uma
porca cheia de dinheiro. Sob direção de Abder Paz O Santo e a Porca será trabalhada no primeiro momento como leitura
dramática. Segundo o diretor da peça, a leitura dramática é uma proposta interna
da oficina e faz parte do processo de aprendizagem, pois é uma oportunidade de
interpretação, compreensão do espaço físico e relacionamento com o público.
Nesse momento, os atores interpretam a peça, mas sem o uso de figurino e
cenário.
No dia X de junho
haverá leitura dramática. Já no dia X de julho estreia apresentação no
auditório do bloco X, na Universidade Católica de Brasília. A peça fica em
cartaz até o dia x de agosto.
O grupo de teatro faz
parte do Programa de Arte e Cultura da Universidade Católica de Brasília. O
programa utiliza a arte como instrumento de integração para atingir maior
envolvimento social e participação ativa das comunidades interna e externa, o
que estimula a conscientização e a mudança de comportamentos, contribuindo para
melhoria da qualidade de vida da comunidade acadêmica.
Aos interessados, o
programa da Universidade também oferece oficinas artísticas. As áreas de
teatro, de artes plásticas, de áudio e vídeo, e de música são ministradas em
caráter permanente e abertas a toda comunidade.
Para mais informações:
Responsável: Matheus Caetano
Localização: Universidade Católica de Brasília.
Taguatinga, Pistão Sul, Bloco L, sala 5 A
Rádio:
A
peça “O Santo e a Porca” é encenada por grupo da Universidade Católica
A peça O Santo e a Porca de Ariano Suassuna
será encenada pelo grupo X na Universidade Católica de Brasília, em Taguatinga.
Trata-se da história de casamento da filha do avarento Euricão Árabe. Ele é
devoto de Santo Antônio e esconde em sua casa uma porca cheia de dinheiro. A
estreia da apresentação está marcada para xx de julho, no auditório do bloco X,
da Universidade Católica. A peça fica em cartaz até o dia x de agosto. Mais
informações podem ser obtidas pelo telefone 3356-9083 ou pelo e-mail arteecultura@ucb.br
Outras informações:
O grupo de teatro faz
parte do Programa de Arte e Cultura da Universidade Católica de Brasília. O
programa utiliza-se da arte como instrumento de integração para atingir maior
envolvimento social e participação ativa das comunidades interna e externa, o
que estimula a conscientização e a mudança de comportamentos, contribuindo para
melhoria da qualidade de vida da comunidade acadêmica.
Aos interessados, o
programa da Universidade também oferece oficinas artísticas. As áreas de
teatro, de artes plásticas, de áudio e vídeo, e de música são ministradas em
caráter permanente e abertas a toda comunidade. Informaçoes: (61) 3356-9083 / arteecultura@ucb.br / matheus@ucb.br
4.2-
Mailing List
|
Localidade
|
Veículo
|
Jornalista
|
Contato
|
|
Plano Piloto
|
Jornal Coletivo
|
Luciana Amaral
|
lcavalcante@jornaldacomunidade.com.br/ 3441-02-00
|
|
Samambaia
|
Tribuna de Samambaia
|
Elton Skartazini
|
skartazini@gmail.com/ 3359-31-52/3351-87-05/9908-49-63
|
|
Recanto das Emas
|
Correio Recanto
|
Osmildo Antônio Felício
|
agorarecanto@yahoo.com.br/ 3046-75-02/ 8437-03-76
|
|
Plano Piloto
|
Alô Brasília
|
Lívio Araújo
|
livio@alo.com.br/ 3335-92-00
|
|
Taguatinga
|
Jornal Satélite
|
Francisco Welton Ximenes Lima
|
weltonximenes@gmail.com/ 3351-21-21/8118-47-52
|
|
Vicente Pires
|
Tribuna Vip
|
Sabrina Carvalho Fontinele
|
fontinele.sabrina@gmail.com/
3383-75-00/8636-91-62
|
|
Riacho fundo II
|
Folha do Riacho
|
Theófilo Silva
|
willtheofilosilva@gmail.com/
3248-92-70/ 9968-36-21
|
|
Plano Piloto
|
Jornal Destak
|
Renata Meliga
|
renatameliga.destak@gmail.com/
3328-54-28
|
|
Guará
|
Jornal do Guará
|
Rafael Souza
|
rafa.souza@terra.com/
3383-72-77
|
|
Plano Piloto
|
Rádio JK fm
|
Márcio Fontinely
|
marciopautas@gmail.com/
3451-37-00
|
|
Plano Piloto
|
Rádio Club fm
|
Eliton Lopes
|
3214-13-25/3214-10-32
|
4.3.-
Panfleto
4.4
– Redes Sociais
Facebook:
Pac UCB
Twitter:
@pacucb
4.5
– E-mail
4.6
– Blog










Nenhum comentário:
Postar um comentário